domingo, 1 de março de 2009

Cotas nas Federais

Saiu na Revista Veja dessa semana (Edição 2102) uma reportagem especial relacionada ao projeto do sistema de cotas raciais que deverá ser implantada nas 55 universidades federais do País. O objetivo do projeto é justo, uma vez que negros, índios e pardos poderá ter uma chance de se equiparar socialmente e economicamente aos brancos. Contudo há fortes causas para crer que o projeto pode ser maléfico tanto para os negros quanto para os brancos de todo Brasil. De acordo com a Revista Veja as Universidades sempre existiram com um único objetivo: produção de conhecimento de qualidade, que só é possível, como diz a própria revista, "em ambientes de porta de entrada estreita e rígido regime de mérito". Se for aprovado no Senado (tenho quase certeza que sim, até porque o governo Lula vai querer ser "o governo que incluiu os negros na universidade"), 50% dos calouros vai ter acesso a uma universidade usando como "mérito"o conceito de raça.
Como todos sabem a primeira experiência de cotas no País foi realizada em 2002 na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Logo após, oitenta faculdades instituíram o sistema de cotas. Em nenhuma das faculdades o resultado obtido por esse sitema foi positivo.
Bem... sem delongas eu vou dizer que não sou a favor desse sistema, não porque sou branca e porque vou sentir desprivilegiada (muito ao contrário até porque já estou na faculdades), a questão é que um sistema assim leva muito ao acomodamento, enquanto 50% dos calouros se esforçam, estudaram e se prepararam para ter acesso a uma universidade os outro 50% só precisou usar a raça como passaporte de entrada. Não creio que esse seja um modo do país querer "pedir perdão" por todas as atrocidades cometidas contras o negro no passado, isso é só mais um jeito de mostrar que no Brasil existe sim o racismo. Ao creditar metade das vagas aos cotistas com o intuito de aumentar a quantidade de negros no ensino superior não vai atribuir nenhum prestígio ao negro, e sim os condenar como um grupo de pessoas que menos capazes de avançar por méritos próprios.
Mas ai você pode me dizer que o negro não recebe uma educação de qualidade, sim verdade, não só os negros como muitos brancos de baixa renda que frequentam as escolas públicas, cerca de 30% dos estudantes de escolas públicas concluem o ensino médio no País.
É vou parar por aqui até porque isso é um assunto muito delicado e se eu fosse falar tudo o que eu penso do sistema de cotas racial o post iria virar uma redação.
Se quiserem comentar mais sobre o assunto é só deixar um comentário ^^
Mudando um pouco o assunto... o Simply Red tá no Brasil, uhuuu a banda vai tá hoje no Faustão. E por falar no Simply Red, o Greatest Hits está maravilhoso!!! É um Cd duplo com os melhores hits banda, vale muito a pena ouvir!

X.o.x.o, Beta-M

1 Recadinhos:

Damasco blog disse...

Bem.. Como você mesmo disse esse é um assunto meio delicado,concordo com o seu ponto de vista, acho tambem que um sistema de cotas que tem como critério raça não é uma coisa muito certa, até porque tem negros por ai que tiveram boas oportunidades de estudo assim como tem brancos na cituação contrária.

Postar um comentário

Feel Free!

 
Copyright 2009 Beta Menezes ; ). Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemesfree